DSC03683b

PonteSerrada

O município teve seu inicio em 1917, pela colonização de moradores descendentes deitalianos que chegaram na maioria do estado do Rio Grande do Sul atraídos pelas riquezas naturais, entre elas a Erva-mate, o Pinheiro, a Imbuia entre outras.

A origem do nome surgiu quando os colonos que residiam nela juntamente com os tropeiros que passavam pela região decidiram construir uma ponte de madeira serrada a mão. Assim originando o nome do município que antes era conhecido como Pouso dos Tropeiros.

Por volta de 1924 chega no município a primeira empresa colonizadora Ângelo de Cali e Irmãos, começando assim a chegar outros colonizadores iniciando o desenvolvimento da comunidade. Pelo decreto-lei nº 238 de dezembro de 1938, foi criado o distrito que pertencia ao município de Cruzeiro(nos dias de hoje Joaçaba) sendo então seu primeiro intendente o senhor Julio Coletti, sucedido pelo senhor Juvino S. Branco.

No dia 21 de junho de 1958 pela lei nº 348/58 foi criado o então município de Ponte Serrada e instalado no dia 27 de julho de 1958.

A comarca foi instalada com jurisdição sobre os municípios de Irani, Ponte Serrada, e Vargeão. Posteriormente Irani foi transferido para a comarca de Concórdia e com a criação do município de Passos Maia segundo a lei estadual nº 8480 de 12 de dezembro de 1991, hoje a comarca é formada por Ponte Serrada, Vargeão e Passos Maia.

Portal_de_Ponte_SerradaA produção de grãos destacando o milho e a soja tem grande importância no município de Ponte Serrada. A soja é em geral produzida pelos grandes produtores da cidade,que possuem grandes áreas mecanizadas e implementos, já o milho, tem uma grande força entre os pequenos produtores.

Esses grãos são vendidos na maioria das vezes a cooperativas da região como Copérdia e Coperalfa.

Ponte Serrada é considerada a Capital Catarinense da Erva-Mate, a maioria das propriedades rurais possui um pé de erva-mate, a qual é comercializada nas ervateiras do próprio município e de outras cidades.

A pecuária também tem uma importante participação na economia, um exemplo é a bovinocultura que tem relevância entre alguns pequenos produtores e os grandes produtores da comunidade, porém, fica atrás da suinocultura e avicultura integrada. Essas duas atividades nos últimos anos conquistou grande participação na economia.

A bovinocultura de leite é a atividade mais presentes nas famílias dos pequenos produtores, onde essa atividade se torna a principal fonte econômica das famílias. Na maioria das vezes o leite produzido é comercializado pela Cooperativa Copérdia e pela Frimesa.

Já a Avicultura de corte é relativamente nova no município, mas cresce num ritmo acelerado escoando a produção para Chapecó.

E a produção de suínos é destinada para Concórdia onde são abatidos por as agroindústria daquele município.

A produção de uva e vinho toma força em algumas comunidades desenvolvendo assim a fruticultura do município.

Dez - 2016

Sessão solene da Câmara homenageia entidades religiosas de Ponte Serrada

Uma Sessão Ordinária e uma Sessão Solene foram realizadas na noite desta segunda-feira (05), na Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada.

Nov - 2016

Jacó Ribeiro reitera motivos para não promulgação de leis que aumentam salários do executivo e legislativo em Ponte Serrada

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada, Jacó Ribeiro mais uma vez explicou os motivos pelos quais não promulgou as leis que aumentariam os salários do executivo e dos vereadores de Ponte Serrada, a partir de 2017.

Out - 2016

Indicação para melhorias de estrada é aprovada pelos vereadores em Ponte Serrada

Apenas uma indicação esteve presente na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada nesta segunda-feira (24).

Out - 2016

Presidente Jacó Ribeiro anuncia que não promulgará leis que aumentam salários do executivo e legislativo em Ponte Serrada

A sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada iniciou nesta segunda-feira (17), com o Presidente Jacó Ribeiro lendo uma nota (veja na íntegra abaixo), onde anunciou a sua decisão de não promulgar as leis aprovadas pelo legislativo que aumentam os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores a partir de 2017.

Vereadores estabelecem expediente em turno único na Câmara de Vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Ponte Serrada, nesta segunda-feira (10), foi breve com apenas uma matéria na pauta.

Out - 2016

Câmara aprova sessão de uso de terreno pela Secretaria de Estado da Segurança Pública

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ponte Serrada nesta segunda-feira (03), aprovou Projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza o uso de terreno por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Trabalhos aprovados

Clique aqui e ouça a sessão ordinária de 12 de Novembro de 2018

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 12.11.2018

ATA Nº CM 036/2018 DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 05.11.2018

Clique aqui e ouça a sessão ordinária de 05 de Novembro de 2018

Ordinária

05-11-2018

Clique aqui e ouça a sessão ordinária de 29 de Outubro de 2018

Sessao

ordinaria

29-10-2018

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 05.11.2018

Enquete popular

Qual sua avaliação em relação ao nosso novo Site?

Otimo
Muito bom