DSC03683b

PonteSerrada

O município teve seu inicio em 1917, pela colonização de moradores descendentes deitalianos que chegaram na maioria do estado do Rio Grande do Sul atraídos pelas riquezas naturais, entre elas a Erva-mate, o Pinheiro, a Imbuia entre outras.

A origem do nome surgiu quando os colonos que residiam nela juntamente com os tropeiros que passavam pela região decidiram construir uma ponte de madeira serrada a mão. Assim originando o nome do município que antes era conhecido como Pouso dos Tropeiros.

Por volta de 1924 chega no município a primeira empresa colonizadora Ângelo de Cali e Irmãos, começando assim a chegar outros colonizadores iniciando o desenvolvimento da comunidade. Pelo decreto-lei nº 238 de dezembro de 1938, foi criado o distrito que pertencia ao município de Cruzeiro(nos dias de hoje Joaçaba) sendo então seu primeiro intendente o senhor Julio Coletti, sucedido pelo senhor Juvino S. Branco.

No dia 21 de junho de 1958 pela lei nº 348/58 foi criado o então município de Ponte Serrada e instalado no dia 27 de julho de 1958.

A comarca foi instalada com jurisdição sobre os municípios de Irani, Ponte Serrada, e Vargeão. Posteriormente Irani foi transferido para a comarca de Concórdia e com a criação do município de Passos Maia segundo a lei estadual nº 8480 de 12 de dezembro de 1991, hoje a comarca é formada por Ponte Serrada, Vargeão e Passos Maia.

Portal_de_Ponte_SerradaA produção de grãos destacando o milho e a soja tem grande importância no município de Ponte Serrada. A soja é em geral produzida pelos grandes produtores da cidade,que possuem grandes áreas mecanizadas e implementos, já o milho, tem uma grande força entre os pequenos produtores.

Esses grãos são vendidos na maioria das vezes a cooperativas da região como Copérdia e Coperalfa.

Ponte Serrada é considerada a Capital Catarinense da Erva-Mate, a maioria das propriedades rurais possui um pé de erva-mate, a qual é comercializada nas ervateiras do próprio município e de outras cidades.

A pecuária também tem uma importante participação na economia, um exemplo é a bovinocultura que tem relevância entre alguns pequenos produtores e os grandes produtores da comunidade, porém, fica atrás da suinocultura e avicultura integrada. Essas duas atividades nos últimos anos conquistou grande participação na economia.

A bovinocultura de leite é a atividade mais presentes nas famílias dos pequenos produtores, onde essa atividade se torna a principal fonte econômica das famílias. Na maioria das vezes o leite produzido é comercializado pela Cooperativa Copérdia e pela Frimesa.

Já a Avicultura de corte é relativamente nova no município, mas cresce num ritmo acelerado escoando a produção para Chapecó.

E a produção de suínos é destinada para Concórdia onde são abatidos por as agroindústria daquele município.

A produção de uva e vinho toma força em algumas comunidades desenvolvendo assim a fruticultura do município.

Trabalhos aprovados

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 04.11.2019

INDICAÇÃO Nº CM BP AFFD 056/2019

- SE PROCEDA ILUMINAÇÃO NO ESTÁDIO PEDRO DOMINGOS BORTOLAZ

ATA Nº CM 037/2019 DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 28.10.2019

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 28.10.2019

ATA Nº CM 036/2019 DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 21.10.2019

INDICAÇÃO Nº CM BP AFFD 055/2019

- SE PROCEDA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA RUA HERMINIO DAVID FRIGHETTO, DISTRITO DE BAÍA ALTA.

Acessos: 21912

Enquete popular

Qual sua avaliação em relação ao nosso novo Site?

Otimo
Muito bom